Onze entidades do Piauí assinaram um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para o Programa Cozinhas Solidárias. O evento de assinatura ocorreu na Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua, em Teresina, e tem como objetivo fornecer mais de 500 mil refeições em 2025. O investimento total do ministério será superior a R$ 1,5 milhão.
Entre as entidades beneficiadas, está a Cozinha Caminhos da Esperança, localizada em Cristalândia. Durante o evento, autoridades destacaram a importância da colaboração entre o governo federal, estadual e entidades do terceiro setor. "Estamos aqui para apoiar mais essa iniciativa do ministério, do governo do presidente Lula, para erradicar a fome no Piauí e no Brasil", afirmou Osmar Júnior, representante do MDS.
A secretária Nacional de Segurança Alimentar do MDS, Lilian Rahal, ressaltou que mais de duas mil cozinhas solidárias já estão em funcionamento no Brasil. "Criamos um modelo de programa de política pública para apoiar essa iniciativa da sociedade civil, garantindo que as refeições cheguem a quem realmente precisa", explicou.
Abaixo, a lista das entidades que foram beneficiadas no Piauí:
- Cozinha Bucho Cheio (Teresina)
- Cozinha Dai-vos Mesmo de Comer (Teresina)
- Cozinha Centro Espírita Francisco de Assis (Picos)
- Cozinha Centro da Juventude Santa Cabrini (Teresina)
- Cozinha Caminhos da Esperança (Cristalândia)
- Cozinha Associação de Mulheres do Alto do Meio (Campo Maior)
- Cozinha Sopa Fraterna (Parnaíba)
- Cozinha Teresinha de Jesus Silva (Teresina)
- Cozinha Viver com Dignidade (Teresina)
- Cozinha Lírios de São José (Altos)
- Cozinha Comida na Mesa (Teresina)