O Ministério Público Eleitoral do Piauí entrou com pedido de indeferimento da candidatura do ex-prefeito Ariano Messias (Federação Brasil da Esperança), após análise dos documentos que comprovam a rejeição das contas do ex-gestor que esteve a frente da prefeitura de Cristalândia do Piauí durante de 2017 a 2020.
Segundo a manifestação do Ministério Público, as contas de Ariano Messias relativas aos exercícios de 2017, 2018 e 2019 foram reprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores, com base em pareceres prévios do Tribunal de Contas do Estado que recomendava a reprovação por diversas irregularidades.
De acordo com a Lei da Ficha Limpa, a rejeição de contas públicas por irregularidades configura inelegibilidade do gestor. A nova decisão torna Ariano Messias inelegível para disputar qualquer cargo nas eleições de 2024.
Agora, cabe à Justiça Eleitoral analisar o pedido do MP e se pronunciar sobre o indeferimento da candidatura de Ariano Messias. A decisão final será tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Mín. 18° Máx. 34°