A Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizou, nesta quarta-feira (14), uma reunião com todos os comandantes dos grandes Comandos da PMPI e de unidades policiais de Teresina e interior, para apresentar as estratégias de inovação da Secretaria de Segurança Pública.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, o diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, dentre outros oficiais, participaram do encontro, promovido no auditório do Colégio da Polícia Militar. Foram apresentadas as novas abordagens de trabalho e sistemas, como o CAD 3.0 do Ministério da Justiça e o BO integrado, anunciado pela SSP nesta semana e que facilitará o atendimento à população.
“Nós estamos em um processo de implantação do sistema CAD, que é a Central de Atendimento e Despacho e a ferramenta SINESP PPE BO integrado. São dois instrumentos que pertencem ao conjunto de ferramentas tecnológicas da Secretaria Nacional de Segurança Pública que vai possibilitar na PMPI, no Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, uma maior integração de forças, onde vamos ter procedimentos eletrônicos que antes somente eram lavrados pela Polícia Civil, sendo oportunizados agora para as demais forças, trazendo mais segurança nas informações, fluidez e celeridade maior nesses processos que forem lavrados pelo policial na rua”, enfatizou o tenente-coronel Cláudio Pessoa, diretor do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da PMPI.
O encontro entre os grandes comandos contou com palestras sobre os novos sistemas que serão implantados no cotidiano dos policiais. Para o delegado Anchieta Nery, as novas ferramentas possibilitam o Piauí ter uma segurança pública mais qualificada.
“Tudo o que a gente está implantando ou traçando de estratégias entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, é para entregar uma segurança pública mais qualificada para o cidadão piauiense”, completa.
BO Integrado
O Boletim de Ocorrência (BO) Integrado foi implementado nas três forças de segurança do estado, permitindo que o registro de ocorrências seja realizado por qualquer uma delas - Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. A integração do sistema possibilita que as informações registradas em um BO possam ser acessadas e complementadas por todas as forças envolvidas, facilitando a continuidade do processo desde a ocorrência até sua resolução.
CAD 3.0 - Central de Atendimento e Despacho
Este sistema unificado permite que chamadas de emergência e ocorrências sejam gerenciadas de forma centralizada e eficiente, melhorando a coordenação entre a Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil (PC-PI) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI). Com a adoção do CAD, espera-se um aumento na rapidez e precisão das respostas às emergências e incidentes registrados.
Interoperabilidade entre PPE e PJe
Desde outubro de 2023, o estado do Piauí iniciou a integração tecnológica entre o Procedimento Policial Eletrônico (PPE) e o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Essa interoperabilidade reduz significativamente o tempo necessário para o envio de procedimentos policiais ao Judiciário, tornando o fluxo de informações mais rápido e eficiente. Este é o marco inicial de um projeto mais amplo que visa agilizar o acesso à justiça e melhorar a eficácia no atendimento ao cidadão.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, essa é mais uma etapa rumo à modernização e integração das forças de segurança. "Estamos investindo em soluções tecnológicas que prometem transformar o sistema de segurança. A partir de hoje, os policiais contarão com a integração da interoperabilidade PPE-PJe, CAD 3.0 e BO Integrado, o que vai reduzir o tempo de registro e processamento das ocorrências", finaliza o gestor.
Mín. 18° Máx. 34°