A Prefeitura de Sebastião Barros divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (12), esclarecendo os fatos relacionados à recente vaquejada realizada na localidade de Pitombas, zona rural do município. De acordo com a nota, durante a competição, houve a quebra das pernas de seis animais, o que resultou em seu sacrifício, seguindo o protocolo adotado em todas as vaquejadas para evitar o sofrimento prolongado dos animais. Além disso, um animal morreu após uma corrida.
A prefeitura afirmou que durante a vaquejada foram adotados todos os protocolos de segurança e cuidados necessários para garantir o bem-estar dos animais. No entanto, não explicou o motivo de seis animais terem sofrido fraturas durante o evento.
A Delegacia Seccional de Corrente-PI informou que, após tomar conhecimento do incidente, instaurou um procedimento policial para investigar possíveis crimes de maus-tratos aos animais.
Durante as diligências realizadas nesta manhã (12) no Parque de Vaquejada em Pitombas, a polícia constatou que não houve 20 animais mortos, como havia sido denunciado, e que a pista de corrida não era adequada para a prática da vaquejada, com a presença de material argiloso e pedras, o que pode ter contribuído para os traumas sofridos pelos animais.
NOTA DA DELEGACIA DE CORRENTE:
Mín. 18° Máx. 34°